terça-feira, 27 de dezembro de 2011

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA PROTEÇÃO A DIGNIDADE SEXUAL - P3

1 A Sexualidade e o Direito
2 Repressão da Sexualidade
3 Comportamento Sexual do Brasileiro
4 A Lei, o Sexo e a Sociedade Brasileira Moderna
5 Direito Penal Sexual

_____________________

3 Comportamento Sexual do Brasileiro

O comportamento sexual do Brasileiro também sofreu grandes mudanças com o passar dos anos, ainda que tradicionalmente por motivos históricos e culturais, o brasileiro sempre foi mais propenso ao exercício das liberdades afetivas e sentimentais do que outras sociedades.

Desde a colônia se percebe isso, onde as relações sexuais eram pluriétnicas, escravos e concubinato, mas nem por isso deixava de ser controlado pela moralidade religiosa, onde as violações eram severamente punidas pela Inquisição, se houvesse interesse.

A influência da moral crista atravessou séculos, e dos tempos da colônia restou o preconceito com a mulher, visto pela tradição patriarcal. A repressão sexual brasileira, segundo Chauí, faz o chamado "duplo nó", que consiste em afirmar e negar, proibir e consentir ao mesmo tempo.

O passar dos anos trouxe também uma mudança no comportamento sexual do jovem, a idade média da primeira relação sexual do brasileiro caria varia em torno de 13,9 a 14,4 anos para o homem e 12 a 16 anos para a mulher, sendo que em quase todas as capitais, 10% das crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos já tiveram sua primeira relação sexual.

Dessas mudanças observadas ao longo dos anos por diversos motivos, percebemos que nas últimas três décadas, houve uma aceleração e uma modernização na área dos costumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário